Osteopatia pediátrica integra as possibilidades de cuidados com a saúde dos bebês e crianças.


Centrada na prevenção, diagnóstico e tratamento de diversas condições clínicas. Normalmente associada às disfunções mais comuns presentes nos bebés e 1.ª infância (como torcicolo, plagiocefalia, cólicas, obstipação, refluxo gastroesofágico, perturbações do sono, otites ou bronquiolite recorrentes), a Osteopatia Pediátrica adequa-se a todos as pessoas com idades compreendidas entre os 0 e os 18 anos (recém-nascidos, bebés, crianças, pré-adolescentes e adolescentes).


Um dos princípios transversais à Osteopatia, que é muito importante na abordagem em Pediatria, é a ideia de que o corpo é um sistema integrado, como “um todo”, que possui uma capacidade de auto cura/homeostase, na qual nenhuma parte do corpo funciona, ou pode ser considerada, isoladamente. Por isso, se as estruturas muscular, articular, fascial, neural, arterial, cranial, etc, estiverem equilibradas, as diferentes funções do corpo estarão normalizadas, diminuindo a predisposição para o aparecimento de problemas.


São diversos os benefícios que a Osteopatia Pediátrica pode proporcionar aos bebés, às crianças e aos adolescentes, promovendo o bem-estar e melhorando a qualidade de vida das famílias:   


- Facilita a transição da vida intrauterina para o mundo exterior; 

- Avalia e trata diversas restrições de mobilidade no corpo do bebé ou da criança; 

- Elimina o desconforto e a dor em condições crónicas e agudas;

- Equilibra as tensões nos diferentes tecidos (ossos, tendões, músculos e fáscias) que, quando não tratadas, podem provocar dor e ansiedade;

- Estimula e melhora o desenvolvimento sensório-motor do bebé e da criança; 

- Promove uma sensação de bem-estar; 

- Previne potenciais problemas na infância, adolescência e até mesmo na idade adulta; 

- Melhora os níveis de qualidade de vida e saúde do bebé, da criança e do adolescente.


Se o seu filho apresenta um ou mais sintomas mencionados, marque uma consulta de Osteopatia Pediátrica na Atempo. Para além da abordagem de osteopatia no tratamento específico para as problemáticas que o seu filho apresenta, também receberá aconselhamento geral para um melhor desenvolvimento da criança.