A osteopatia pediátrica é uma área da osteopatia em que o fisioterapeuta estuda a fundo sobre a saúde das crianças, incluindo as principais disfunções e sintomas dos bebês, como cólicas, refluxos e insônias, além de entender a melhor maneira de lidar, avaliar e tratar os pequenos.
A partir do momento em que o bebe é gerado, seu desenvolvimento está só começando e ele continua após o nascimento. Como os ossos do crânio de um recém-nascido são muito frágeis e situações como partos muito longos, difíceis, rápidos, com recurso a fórceps ou ventosas podem gerar alterações no desenvolvimento, é natural que os bebês apresentem alguns desequilíbrios na saúde.
A osteopatia pediátrica é o momento em que o profissional irá avaliar consequências físicas como compressões ou restrições no corpo e crânio do bebê que, se não forem corrigidas, podem gerar compensações e alterações mecânicas que persistem e apresentam-se através de diversas sintomatologias ao longo da vida.
O atendimento é feito a partir de uma avaliação criteriosa, feita com toques muito sutis no corpo e crânio do bebê, onde o principal objetivo é reequilibrar os centros reguladores e tirar todas as tensões e restrições que podem gerar uma patologia a curto ou a longo prazo.
Os motivos mais comuns na procura pela Osteopatia Pediátrica são: alterações de assimetria do crânio (plagiocefalia, que são achatamentos ou abaulamentos de determinadas partes da cabeça do bebê ou outras assimetrias), torcicolo congênito, alterações congênitas em membros superiores e inferiores, obstrução do canal lacrimal, otites frequentes, refluxo gastroesofágico, constipação, disquesia, cólicas, dificuldades em mamar, deglutir ou até se alimentar. No caso de bebês maiores, dificuldade em ganhar peso, sintomas como choro constante, irritabilidade, dificuldade e má qualidade de sono (insônia ou sono agitado). Em bebês maiores e crianças, adiciona-se a esta lista, alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, alterações posturais, alterações gastrintestinais, dificuldade de aprendizagem, hiperatividade, autismo, dentre outros.
Nos primeiros meses e durante o desenvolvimento dos bebês e crianças, nós auxiliamos e cuidamos do desenvolvimento cerebral e craniano do bebê, além de avaliar todo o corpinho dele e possíveis alterações que possam ter consequências futuras. Já em nossa consulta, seu bebê será cuidado através da Osteopatia de forma integral. A abordagem com o bebê e a criança é única, afinal eles possuem sua fisiologia própria… não são mini adulto. Agende a sua consulta e venha conhecer o que a Osteopatia pode fazer pela qualidade de vida e desenvolvimento do seu filho... mais saudável e feliz.